[Extra] Poder de Síntese - Jurídico 5.0
Seja bem-vindo à era da Humanização! Conheça a realidade 5.0!
Chegou a hora de mudar. Fazer o shift. Evoluir para uma próxima etapa.
Há algumas semanas, o presidente do Supremo Tribunal Federal sabiamente disse:
“Será muito difícil a inteligência artificial ter as capacidades humanas de adaptação dos fatos à realidade e a sensibilidade humana, porque a interpretação não é um exercício formalista de enquadramento de fatos a normas, existem sutilezas mais complexas”.
Min. Luís Roberto Barroso, presidente do STF
Ao passo que muitos pensam que a 5ª Revolução Industrial se apresenta com a chegada da IA nas tarefas cotidianas e outras novas tecnologias, na realidade, é justamente o oposto. A Revolução 5.0 se inicia com a era da humanização.
De acordo com a União Europeia, quando o bem-estar do trabalhador passa a estar no centro do processo de produção, começamos a falar do 5.0. Aqui, utiliza-se novas tecnologias para garantir prosperidade, crescimento social e sustentabilidade. O ser humano no centro, portanto, permite que a organização combata artificialidades, entenda sobre sensibilização, atendimento personalizado e empatia. Nesse contexto, falaremos ainda mais sobre saúde mental, ferramentas ESG, responsabilidade social corporativa e o resgate ao estado de bem-estar social.
No Jurídico não poderia ser diferente. Já munidos de tecnologias como chatbots, automação, gestão do ciclo de vida de contratos (o CLM), jurimetria, data analytics e até investimentos em Legal Design e Visual Law, sempre nos perguntávamos quando seria o próximo passo. E a virada de página ocorre agora. Chegou o Jurídico 5.0!
💥📙 Jurídico 5.0 é o livro que vai despertar em você esse sentimento!
Nesta publicação, vamos explorar como seu time pode evoluir junto à 5ª Revolução Industrial. A seguir, vamos explorar sobre essa nova publicação, coordenada por mim, Aline Valente, Francisco Milagres, Ianda Lopes e Guilherme Tocci.
Poder de Síntese, orgulhosamente, apresenta:
😎 #Top5 curiosidades da obra
Jurídico 5.0 apresenta alguns fatos bem interessantes. Veja!
🏆 Números cabalísticos
Os 5 coordenadores discutiram a estratégia por trás dos 45 artigos, divididos em 6 eixos, escritos por 72 autores, com participação majoritariamente feminina: + de 60% são mulheres! E foram 9 meses de projeto. Partiu jogar na mega-sena?
⚙️ Eixos e divisão dos capítulos
Os seis eixos são: Pessoas; Processos, Tecnologia, Data Driven, Legal e Ops. Existe uma narrativa para o leitor ler na ordem (tudo se origina com as pessoas!), mas… Também funciona se você escolher realizar a leitura dos artigos aleatoriamente.
💥 Organizações Exponenciais e os 10 anos da obra
Salim Ismail, autor-líder da obra “Organizações Exponenciais”, escreve o nosso prefácio com insights sobre o mundo jurídico. Ele comemora conosco 1 década do lançamento de seu best-seller que movimentou o mundo dos negócios.
⭐ O pilar da humanização é a defesa da diversidade
Dione Assis, fundadora do coletivo BlackSisters in Law, é autora do posfácio e demonstra como os times jurídicos podem servir de referência para que possamos ter um mundo mais justo, igual e exponencialmente mais diverso.
⚖️ O comportamento das empresas na era das disrupções
Piero Franceschi é o responsável pelo nosso epílogo. O texto fala sobre escolhas e como algumas organizações brasileiras ainda encaram a transformação da sociedade como um modismo e sem o planejamento adequado.
🤔 Para o seu conhecimento - PSC
Os selos da obra precisam ser objeto de sua atenção. Na ordem alfabética:
Future Law: a escola de inovação jurídica que tem tradição por inovar. Ao preparar profissionais do Direito para a realidade exponencial, a Future Law contribui, além de cursos, com conteúdos acadêmicos como a obra tema desta edição. A edtech já formou inúmeros alunos e costumam convidar professores com experiência prática em suas áreas de atuação.
Jurídico de Saias: comunidade jurídica criada em 2009, formada por mulheres advogadas atuantes em times jurídicos de instituições (empresas, associações e demais entidades) que formam uma rede de apoio extensa para desenvolver e acelerar mulheres na carreira do Direito, construir novas lideranças femininas e combater a desigualdade de gênero.
OpenExO: comunidade de serviços profissionais focada em inovação e transformação digital. Nasceu a partir do livro Organizações Exponenciais e, hoje, conta + de 18 mil mentes brilhantes ao redor do mundo, servindo como uma consultoria descentralizada, podendo utilizá-la para transformar sua empresa ou ajudar outras pessoas nesse processo.
SaraivaJur: o selo Saraiva Jur é especializado em livros jurídicos e pertence ao grupo GEN, maior grupo editorial do Brasil no segmento de publicações CTP (conteúdos científicos, técnicos e profissionais). Com + de 3 mil títulos para diversos públicos do Direito, é dona do livro de legislação + vendido do mercado há 16 anos, o Vade Mecum Saraiva.
Reflexões: ainda minimizamos o poder das comunidades. Qual você pertence? Como tem engajado com quem têm os mesmos interesses profissionais ou defendem as mesmas causas que você? Você tem dimensão como uma comunidade pode ajudar como rede de apoio em caso de recolocação, expandindo seu networking?
🤓 DependêncIA
‘Inteligência artificial’ foi citada 61x na obra e não poderia ficar de fora. Os autores demonstram como a utilizam e como podemos ser ainda mais produtivos com o seu uso. Por não poder reproduzir trechos inteiros da publicação, escolhemos 5 citações:
"O futuro pertence àqueles que têm a coragem e a visão de abraçar a (super)exponencialidade da inteligência artificial e transformá-la em vantagem competitiva." ~Bruno Gélio e Marcelo Horacio
“A verdade é que a inteligência artificial, por mais avançada que seja, possui limitações, e que toda a experiência adquirida por um bom profissional humano em anos de prática não é reproduzida pela tecnologia em sua integridade.” ~Isabella Vilhena e Marina Araujo
“Quando a inteligência artificial e os facilitadores de produção de conteúdo estão em alta, o Jurídico precisa reforçar o olhar atento para a proteção dos direitos autorais e da propriedade intelectual das organizações, que são altamente valiosos, e evitar problemas de autoria, garantindo a segurança daquele conteúdo.”~Amira Chammas e Marilia Nocetti
A Legal Experience (LX), portanto, não vai morrer com a inteligência artificial, justamente porque ela se embasa em habilidades não substituíveis. Ao contrário, vai trazer elementos (…) para lidar com esses momentos com eficiência e priorização clara: foco proativo e estratégico na necessidade e nas dores do cliente, sem questões desnecessárias. ~Aline Fachinetti e Lara Garcia
"Ter uma jurimetria implementada – que pode começar, inclusive, por volumetria da carteira tributária, até uma evolução para que os dados sejam tratados por IA acoplada – traz importantes análises de carteira, indicando (...) casos para transação ou parcelamento ou, ainda, indicando mudanças de probabilidade (...)." ~Ana Flávia Toledo e Daniel Viaro
🔍 Lupa na oportunidade
A indústria 5.0 é um caminho sem volta. Quando os 5 coordenadores desse livro decidiram levar o projeto adiante, nos questionamos se era o momento adequado para essa virada de página. Podemos sair do 4 e ir ao 5.0?
Entendemos que sim. Nós nos debruçamos em pesquisa, ouvimos opiniões de especialistas no Brasil e no mundo. Ao ler as notas dos coordenadores (abertura e encerramento), você entenderá que nós iremos:
Provocar a construção da cultura de pertencimento, 100% focada em pessoas e promotor de um ambiente de inclusão;
Facilitar a jornada de ESG e do intraempreendedorismo, tornando real os conceitos de sustentabilidade e peneridade das organizações;
Incentivar o conceito de Operações Jurídicas Exponenciais a partir da aplicação da lógica dos 6 D’s idealizada por Peter Diamandis: digitalização, decepção, disrupção, desmaterialização, desmonetização e democratização.
Como fazer isso no seu time jurídico? Incentive a meta coletiva! Uma equipe jurídica com Operações Exponenciais é aquela que expande e gera valor a um ritmo alto, nunca visto. Que tem metabolismo acelerado e apetite por resultados. Com processos escaláveis, inteligentes e ágeis, o sucesso é uma consequência natural do modo de pensar, ser, agir e fazer - e isso com o mínimo de tempo e de recursos financeiros.
Seja bem-vindo ao conceito e à essa nova realidade exponencial!
🤖 Legal é Pop. Legal é Tech. Legal é…
… Legal é Jurídico 5.0 & Operações Exponenciais! (adquira aqui!). Os eventos de lançamentos contam com o patrocínio de Asklisa, Intelijus, Lex Design, Paycon, Tools Law e Turivius!
Pedimos o apoio dos leitores para, caso necessitem, contar com os serviços deles. Um pouco mais de detalhe faz bem, não?
Asklisa: uma plataforma que otimiza sua consultoria jurídica, organizando as consultas e tratando os dados de sua operação.
Intelijus: eles oferecem uma assistente virtual multinível em IA para ajudar nas suas tarefas e muito mais!
Lex Design: se quiser levar o melhor do legal design para o seu time, usando o design de informações e o visual law como aliados… Fale com eles.
Paycon Automações: automatize sua rotina e concentre-se só no estratégico. Se repete e ocupa tempo do seu time… Automatize e traga agilidade para a rotina!
Tools Law: a sua IA jurídica capaz de trazer soluções com qualidade, ágeis e precisas, seguindo as especificações e necessidades do caso concreto.
Turivius: pesquisa jurisprudencial e jurimetria integrados por IA. Tenha insights, relatórios e automação de pesquisa em um só lugar!
Agora prepara a agenda… 💥📙
🔥 “Legal é Pop” é um espaço incentivado. Quer anunciar aqui? Manda uma mensagem!
* O conteúdo apresentado acima reflete, na íntegra, a minha opinião pessoal sobre a solução apresentada.
🍀 C de Criatividade e de… Conhecimento 🧠
5 pessoas serão sorteadas para ganharem, cada uma, 1 livro (que será entregue no dia do lançamento) e 1 ingresso para o Future Law Experience, o FLX, que ocorrerá em 03/09, em São Paulo.
Regras para participar*
Preencher esse forms (clique aqui);
Inscrever-se gratuitamente na “Poder de Síntese”, no Substack - não esquece!
Aguardar o sorteio, que será feito no dia 24/08.
* As outras regras estão presentes no Forms. Dentre elas, o fato da premiação ser intransferível.
🤩 Links e dicas úteis PDS
Inscreva-se no The News: fique mais informado em 5 minutos.
Leia a Legal & Business: minha coluna no JOTA sobre o Jurídico corporativo. Autores convidados publicam seus textos na 1ª quinta do mês sobre legal ops (CLOC Brasil Insights!) e, na 3ª quinta, sobre assuntos diversos (edição regular).
Siga o Tech Drop: novidades, fofocas jurídicas do mundo tech e muito mais!
… Vem cá! 🏆
Prazer 🤝 Sou o Paulo Samico, um advogado carioca com + de 10 anos de experiência no Jurídico corporativo. Sou palestrante, LinkedIn Top Voice, maratonista e um grande defensor da valorização do profissional in-house como figura essencial para fomentar o ambiente de negócios na nossa sociedade. Meus valores? Espírito crítico e criativo, comportamento ético e responsabilidade social.
Se animar, me encontra lá no… LinkedIn ou no Instagram. No botão abaixo, você também pode compartilhar a PDS com quem quiser! Vamos juntos?
Eu quero
Eu quero!