Poder de Síntese #02
Uma newsletter tão saborosa quanto o mês da Páscoa. Março já se foi e Abril chega inaugurando o famoso Q2, o 2º trimestre do ano.
Também dá um nó na sua cabeça que a tradução de quarter é trimestre? 4 ou 3? Setembro é o mês 7 ou 9? E outubro, é mês 8 ou 10? 😂
Vamos focar. Quando falamos ‘quarter’, precisamos ter em mente que trata-se de 1/4 do ano. Essas pegadinhas complicam a cabeça de muita gente que não tem o domínio do idioma inglês.
Se você atua em multinacional e sua organização tem uma estratégia robusta de D&I (diversidade e inclusão), cabe ao Jurídico ser um dos principais defensores para estimular a ‘inclusão de verdade’. E o que podemos fazer em três simples ações?
✅ Reflita se realmente é necessário colocar o inglês como requisito obrigatório para uma função que não terá contato constante com o idioma
✅ Faça um manual com tradutores de confiança. Além do Google Translator que está cada vez melhor, eu adoro o Linguee para termos específicos e o DeepL para textos maiores (que inclusive tem assistente em IA)
✅ Estimule e encoraje essas pessoas a estudarem o idioma. Imagina uma competição corporativa amistosa de Duolingo?
Se você tem mais dicas, coloca nos comentários? Vamos compartilhar informações de qualidade e transformar esse mundão jurídico e corporativo juntos!
😎 Top 5 de março
Confira os posts com maior engajamento publicados no meu LinkedIn. Março torna o ano + especial, pois celebramos o 8M no dia 08/03 e o dia da Constituição, em 25/03!
💬 Você sabe o que é comunicação assíncrona?
Entender os benefícios da comunicação não imediata é essencial para aumentar a produtividade. Veja como é possível investir nesse método de comunicação! No post, uma imagem para você compartilhar com seus clientes internos.
🎨 Visual Law no contrato do MorumBIS
Veja como a Mirella Moldelski inovou ao apoiar os times de Trade e Marketing na iniciativa mais aBISurda dos últimos tempos. Ela usa Visual Law para destacar as cláusulas mais importantes e fazerem o time serem sinônimos de performance nessa parceria de sucesso.
🍫 A atuação do advogado corporativo na Páscoa
Por trás da realização da maior Páscoa do Brasil, existe um time jurídico atuando no suporte do negócio. Tive a difícil missão de eleger 3 clientes (de tantos queridos) para homenagear esse ano: Procurement, Logística e Serviços Digitais (o time de TI!) e também falei da employee experience na #PáscoaÉLacta!
🆘 Você é prioridade na sua própria agenda?
Nesse post, convido você a olhar para si. Não deixe o turbilhão de pendências, reuniões e e-mails a responder fazer com que você esqueça da sua saúde. Aqui, apresento ideias para você tornar sua produtividade sustentável sem esquecer de olhar para a saúde.
🥰 Como você era quando tudo que você queria era apenas um sonho?
Você lembra quando o seu emprego era uma oração antes de dormir? Antes de perder a cabeça com algo corriqueiro, lembre-se disso. Reconectar-se com quem éramos onde tudo era apenas um sonho evitará atitudes impensadas. Saber agir na crise revela a maturidade profissional que temos!
🤔 Para o seu conhecimento - PSC
Este ano, o Brasil tem representante no CGI - CLOC Global Institute, evento realizado pela Corporate Legal Operations Consortium (CLOC) em Las Vegas. Este evento tem por tradição ditar as tendências em Legal Operations para o ano ao redor do globo e fomenta muitas discussões no ecossistema de inovação.
CLOC é uma comunidade global que reúne diretrizes para aplicar Legal Operations no seu time. Eles possuem uma mandala com 12 competências-chave que te guiará nessa jornada.
Guilherme Tocci, líder da CLOC Brasil, participará de um painel sobre perspectivas globais em Legal Ops com Aine Lyons (CLOC Europa), Katrina Gowans (CLOC Austrália) e Mary O'Carroll (Ironclad, ex-Google e ex-CLOC). Ele revela detalhes sobre o painel aqui.
Reflexões: Ter um representante brasileiro palestrando em Vegas demonstra como Legal Operations já saiu da caixinha de ‘tendência’ para a de ‘realidade’. O que você tem feito para tornar Legal Ops uma verdade no seu time? Tem destinado alguns minutos na semana para entender sobre a área? Com quem você está se conectando?
🔍 Lupa na oportunidade
A Análise Editorial lançou a revista Análise DNA, diretório da advocacia com mais de 2 mil advogados, distribuídos em 527 escritórios e 64 especialidades.
Gosto de folhear a minha edição e ver como fazemos a diferença quando somos bem treinados e ousados em propor novas soluções. Nesta, ainda há o review dos premiados na 2º Prêmio AnáliseDNA+Fenalaw, que reconheceu 19 finalistas em 305 práticas jurídicas inscritas em 2023. Tive a missão de ser jurado e o privilégio de entregar o trofeu ‘Inovação’ para o time Mattos Filho, durante a Fenalaw.
🍀 C de Criatividade e de… Conhecimento 🧠
Abaixo, as sortudas* do sorteio na última newsletter:
1. Livro “Legal Operations: como começar” + caneca “Estou offline, tente esperar eu terminar meu café” | Sorte de Rafaela Azevedo, direto de MG.
2. Livro “Criatividade é comportamento… Inovação é Processo” + caneca “Eu sobrevivi a mais uma reunião que poderia ser um e-mail” | Sorte de Nicolle Gusmão, também de Minas!
3. Livro “Criatividade é comportamento… Inovação é Processo” | Sorte de Larissa Souza, direto de Belém do Pará!
E esse mês tem mais! Fui presenteado pelo prof. Sérgio Rodrigo de Pádua com sua obra ‘Da Jurisdição “Ex Machina” ao Juiz Ciborgue"‘, livro que examina o papel da IA nas decisões judiciais. Ele enfatiza a importância da nossa supervisão, tendo como base a Teoria do Direito e o olhar humano que assegura a objetividade nos julgamentos e a justiça nas decisões. Leitura essencial em se tratando de IA!
Regras para participar**
Preencher esse forms (clique aqui);
Estar inscrito na newsletter “Poder de Síntese”, no Substack (clique aqui);
Aguardar o sorteio, que será feito até o dia 06/05, em live do Instagram com o meu amigo Guilherme Tocci!
* Sorteio realizado em 01/04 em live do Instagram. Os prêmios já foram enviados às contempladas!
** Não nos responsabilizamos se gastar sua sorte e ela faltar na hora da Mega da Virada! 😂
🤖 Legal é Pop. Legal é Tech. Legal é…
… Legal é Askdata. Bati um papo com eles para entender qual é o diferencial de mercado de uma startup que tem a ‘missão de potencializar a gestão dos dados internos de escritórios e jurídicos corporativos’. Fiquei surpreso com um detalhe: eles colecionam soluções de Legal Operations, área que busca facilitar as informações jurídicas para as pessoas e é considerada a ‘porta de entrada da inovação’. Olha o que eles oferecem: dashboards gerenciais com dados financeiros, de faturamentos, rentabilidade, processos… Muita coisa boa!
Ao focar na experiência do cliente, Askdata oferece consultoria para aperfeiçoar a jornada da tecnologia. Daí, para o raio da automação recair sobre a rotina e os processos é um pulo - sobretudo nos produtos Microsoft.
Quer dar uma olhadinha em dois cases de sucesso para escritórios? Só clicar abaixo!
🏆 painel gerencial que facilita as informações para os clientes (cível e trabalhista)
🏆 dashboard da área administrativa + app que automatiza tarefas do RH
Economia de tempo + experiência do usuário na apresentação da informação para uma tomada de decisão assertiva. Vai lá trocar uma ideia com eles!
Clica aqui e fale direto com o time no Whatsapp.
🔥 “Legal é Pop” é um espaço incentivado. Quer anunciar aqui? Manda uma mensagem!
* O conteúdo apresentado acima reflete, na íntegra, a minha opinião pessoal sobre a solução apresentada.
🤩 Links úteis PDS
Conheça o Studio Crow: por trás dos vídeos da ACC Brasil, temos o Zé e sua equipe. Com o certificado Adobe Premiere Pro, o Zé é especialista em oferecer soluções de vídeo, não importa sua demanda. Quer um vídeo? Fala com ele!
Inscreva-se no The News: promessa de ficar + inteligente e informado em 5 minutos, com conteúdo confiável que reúne notícias do Brasil e do mundo.
Leia a Legal & Business: espacinho no JOTA para artigos sobre o Jurídico corporativo. Novos textos na 1ª quinta do mês sobre legal ops (CLOC Brasil Insights!) e na 3ª quinta, sobre os mais variados assuntos (edição regular).
Siga o Tech Drop: eu adoro estar por dentro das novidades (e fofocas jurídicas!) do mundo tech. Foi por lá que descobri a pesada condenação do Sam Bankman-Fried - fundador da FTX, uma exchange de cripto que chegou a ser uma das maiores do mundo - sentenciado a 25 anos de prisão por fraude e lavagem de dinheiro. Precisamos ficar cada vez + atentos na orientação de nossos clientes, é nosso dever enquanto Jurídico alertá-los sobre práticas ilegais. Será que Sam vai conseguir reverter? Tech Drop promete te deixar por dentro, 3x por semana, sobre as notícias envolvendo tecnologia e negócios.
… Vem cá! 🏆
Se você não sabe quem eu sou… Prazer 🤝 Sou o Paulo Samico, um advogado carioca com + de 10 anos de experiência no Jurídico corporativo. Sou palestrante, LinkedIn Top Voice, maratonista e um grande defensor da valorização do profissional in-house como figura essencial para fomentar o ambiente de negócios na nossa sociedade. Meus valores? Espírito crítico e criativo, comportamento ético e responsabilidade social.
Se animar, me encontra lá no… LinkedIn ou no Instagram. No botão abaixo, você também pode compartilhar a PDS com quem quiser! Vamos juntos?