Poder de Síntese #04
Junho chegou e a pauta é... Atrasos. Nós, do Jurídico, devemos dar o exemplo no quesito pontualidade!
🎵 Maio / Já está no final / O que somos nós, afinal? 🎵 Trecho de música do Kid Abelha para entregar a 4ª edição da PdS que é… Atrasos.
Maio já acabou e chegou Junho. De volta à música do Kid Abelha, a pergunta é… O que somos nós, afinal? Somos as impressões que passamos, as experiências que provocamos e, sobretudo, somos os costumes nos quais nos associam. Você quer ser ligado à atrasos? Ou a planejamento e controle de sua própria vida?
Nós, do Jurídico, devemos dar o exemplo. Lembre-se: prazos processuais não admitem atrasos! Com tanto aplicativo de organização, despertador, meios de criar lembretes, não podemos virar sinônimos de impontualidade. Nós não.
Para que você não atrase seus compromissos profissionais e faça uma gestão do tempo assertiva, separei algumas dicas de organização para aperfeiçoar sua rotina:
Marque compromissos no calendário virtual: vale o calendário onde estão as suas reuniões ou um pessoal. Gmail tem um, Outlook tem outro… Até o Iphone e a Samsung possuem apps nativos.
Uso de agenda: esse é um método raiz. Acho irado quem ainda tem um caderninho. Só tome cuidado para não perder ou não esquecer nos lugares.
Planeje sua agenda semanal: almoço de networking demorado? Não marque reunião na sequência. Tinha reunião? Avise as pessoas da possibilidade do atraso. Deixar alguém esperando é dizer o seu tempo vale mais que o do outro.
Use organizadores: Asana, Monday, Trello, Planner… Tem tantos!
Despertador do telefone: método raiz, mas que funciona também.
Já que o tema é atraso, finalizo com quem acelerava ao máximo para nunca atrasar: Ayrton Senna. Em maio, completamos 30 anos de sua morte. Olha que linda essa homenagem! Aí vai uma das citações dele que eu mais gosto:
“No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.” ~Ayrton Senna.
Se você tem mais dicas sobre planejamento, coloca nos comentários? Vamos compartilhar e ajudar quem precisa dar um basta nos atrasos!
😎 #Top5 de Maio
Confira os posts com maior engajamento publicados no meu LinkedIn em maio! Nesse mês, tivemos o dia das mães (se ainda tiver a sua, dá um abraço ou manda mensagem agora!) e o maio amarelo (conscientização sobre as leis de trânsito).
🏆 6 tipos de liderança para aplicar no seu time
Como aplicar e quais são os 06 tipos de liderança segundo Rebecca Knight e Daniel Goleman? Você é um líder coercitivo, influenciador, ritmado, afiliativo, democrático ou coaching? Vem cá ver e refletir sobre os estilos!
⭐ A primeira reunião do dia deve ser com você
Não deixe as pessoas jogar a urgência e a falta de planejamento delas em você. Cuidado ao dizer sempre 'sim' e prejudicar a sua saúde mental. Reflexões sobre choque de gestão, paz mental e autocuidado!
👀 Você pensa 2x antes de declinar uma reunião?
Em semana de feridão, você foca em planejamento e produtividade ou enfrenta uma tsunami de reuniões que poderiam ser um e-mail? Aqui, compartilho algumas ideias sobre como as reuniões podem ser produtivas.
🥰 Sempre que possível seja gentil. Mas… Seja o primeiro a se valorizar
Adoro quando as mensagens de sexta aparecem aqui! Esse texto foi pensado para provocar alguns pontos: como você quer ser lembrado pelos seus colegas de trabalho? Você sabe impor limites? Sabe a diferença entre ser gentil e tolo?
⚖️ 1º estudo sobre o perfil demográfico da advocacia brasileira
Estudo conduzido pelo Conselho Federal da OAB e FGV, revela dados interessantes da advocacia. Você sabia que 72% dos nossos colegas são autônomos e que apenas 14% fazem terapia? Vale a pena ler o estudo!
🤔 Para o seu conhecimento - PSC
Você com certeza sabe sobre ter cautela máxima com a Inteligência Artificial no que se refere ao racismo. E esse tipo de racismo tem nome: racismo algorítmico, que é um tipo de atualização do racismo estrutural. Quer exemplos?
Tenta gerar uma imagem em uma solução de IA pedindo que seja gerado uma foto de um grupo de pessoas bem sucedidas. Se no prompt não tiver expressamente a instrução para que o grupo contenha pessoas negras, é muito provável que não apareça nenhuma pessoa preta. Veja:
Há ainda exemplos horríveis como falhas no reconhecimento facial (taxas altas de erro para a pele negra), filtros de imagens que embranquecem a pele e até o caso clássico onde a busca por ‘garotas negras’ levava à conteúdo de cunho sexual. Aqui, você encontra vários exemplos.
Essa introdução era importante para falar sobre algo bem legal que ajuda a combater essa página detestável da IA: o ID_BR - Instituto Identidades do Brasil desenvolveu a 1ª IA do mundo dedicada a questões étnico-raciais, a Deb (clique aqui)!
As conversas estão salvas em um ambiente seguro, criptografado e respeitando a LGPD. Como usar a Deb para combater o racismo algorítmico? Troca uma ideia com ela, sem medo de cancelamento! Tire dúvidas, aprenda, use ela gerar conhecimento daquilo que você tem dúvida na missão de ser aliado no combate ao racismo.
Reflexões: o que o seu Jurídico está fazendo para promover a inclusão étnico-racial? Já pensou em ter uma membra das Black Sisters in Law? As Black Sisters são um coletivo de advogadas negras que prometem ser ‘uma solução ESG Racial para o mercado jurídico’. Em breve, falarei mais sobre elas, mas… Até lá, pense sobre usar algum serviço das Sisters, conferindo aqui o que elas podem oferecer!
🤓 DependêncIA
“Se tudo parece estar sob controle, você não está indo rápido o suficiente.” ~Mario Andretti, ex-piloto norte-americano de F1
Precisava começar essa parte da nossa news com algo que remetesse à velocidade e controle. Velocidade porque já é provado o quão rápido ganhamos em eficiência operacional com a IA. E controle… Porque às vezes parece que estamos perdidos enquanto sociedade e queremos controlar tudo, até mesmo quando (e quanto) as novas tecnologias vão impactar as nossas vidas. Como diria um certo músico britânico… Let it be! Vamos aos destaques:
🤯 Speed Legal: IA que ajuda a identificar riscos, traduzir o juridiquês, gerar insights e dar sugestões de acordo com o contrato.
🤯 GeoSpy: IA que identifica o local onde qualquer foto foi tirada, apontando localização. Aqui, acertou 2 e errou 1!
🤯 Payssego: IA que antecipa o salário. Isso mesmo! Sabe aquele benefício de antecipação de crédito? Vai ser obsoleto. Essa IA promete integrar um software à folha de pagamento e ao ponto eletrônico do funcionário. Assim, ele pode antecipar um pequeno valor de seu salário (conforme as horas já trabalhadas daquele mês) e, segundos depois, ele recebe via PIX. Loucura!
🔍 Lupa na oportunidade
Falta pouco para encerrarmos o famoso H1, o 1º semestre de 2024. H1 significa ‘half one’, ou seja, ‘metade um’ em inglês. E o que podemos fazer para entregar uma 1ª metade do ano e um 2º trimestre espetacular? Foco e planejamento!
Como a pauta dessa edição é ‘atraso’, sejamos transparentes com nossos gestores e equipe e, a partir disso, vamos:
Renegociar metas com foco naquilo que podemos entregar até 30/06;
Provocar nossos clientes a fazer um planejamento para esses dias em relação às demandas e ao 2º semestre (o H2);
Analisar os contratos com os parceiros que, em breve, irão expirar, evitando análises urgentes e primando pelo foco em uma revisão de qualidade;
Projetar o orçamento para o próximo ano, fazendo um planejamento embasado por reajustes conforme inflação e um ‘cabelinho’ destinado à inovação (para testar startups, automações, participar de eventos…);
Cuidar da sua saúde física e mental: se você não pode usar o foco para fazer seus exames periódicos em uma manhã… Reveja o quão sustentável sua rotina está.
Agora, sobre as metas em atraso acordadas com a gestão: você prefere uma execução perfeita no papel ou um produto de melhoria contínua, mas que saiu do papel e virou verdade? E se você delegasse ou chamasse alguém para construir junto?
Reflexões: falando em coconstrução… O que acha de tirar do atraso aquela dinâmica simples ao fazer seu encontro de time de meio de ano? Se estiver sem verba, mas tiver vontade de fazer algo legal, a lupa abaixo foi da última Reunião de Time do Jurídico Mondelēz.
🤖 Legal é Pop. Legal é Tech. Legal é…
… Legal é Care Business. Fundada em 2012 com o objetivo de trazer segurança e transformar dados complexos em insights, eles são certificados pelas normas ISO 27001 e 27701.
Conversei com eles e vi como desenvolvem tecnologias inovadoras para o público B2B, multinacionais e grandes escritórios. São tão especializados em criar soluções customizadas para o mercado jurídico que, em 2024… Estão lançando a Tools Law, uma plataforma de inteligência artificial feita para aumentar a produtividade dos advogados. 😱
Além de oferecer projetos customizados em IA para empresas (como automação de respostas de ofícios e processos administrativos), a Tools Law está prestes a disponibilizar sua IA para o público em geral. Assim, todos os profissionais jurídicos poderão se beneficiar de uma ferramenta customizada no dia a dia. E o melhor… Super segura!
⚠️ O lançamento oficial será no dia 5 de agosto. > Clique neste link <, inscreva-se na lista de interessados e receba um acesso gratuito à Tools Law por 7 dias. Não perca esta oportunidade de testar a SUA IA… A Tools Law!
🔥 “Legal é Pop” é um espaço incentivado. Quer anunciar aqui? Manda uma mensagem!
* O conteúdo apresentado acima reflete, na íntegra, a minha opinião pessoal sobre a solução apresentada.
🍀 C de Criatividade e de… Conhecimento 🧠
Abaixo, os sortudos premiados com 03 obras de “Transformação Jurídica: Criatividade é comportamento… Inovação é Processo”:
1. Livro “Criatividade” | Sorte de Márcio Arantes, direto de Belo Horizonte/MG.
2. Livro “Criatividade” | Sorte de Amanda Reis, direto de São Paulo/SP.
3. Livro “Criatividade” | Sorte de Maria Santos, direto de Duque de Caxias/RJ.
E na próxima edição tem +! Duas pessoas serão sorteadas. A 1ª sortuda leva “Transformação Jurídica: Criatividade é comportamento… Inovação é Processo” e, a 2ª, o livro ‘Blockchain’, super obra escrita pela Daniele Remoaldo Pegoraro!
Regras para participar**
Preencher esse forms (clique aqui);
Estar inscrito na newsletter “Poder de Síntese”, no Substack;
Aguardar o sorteio, que será feito até o dia 01/07, em live do Instagram.
* Sorteio realizado em 01/06. O prêmio já foi enviado!
** Não nos responsabilizamos se gastar sua sorte e ela faltar na hora da Mega da Virada! 😂
🤩 Links e dicas úteis PDS
Vem aí o Congresso de Gestão Jurídica do Nordeste: a 2ª edição vai movimentar a comunidade jurídica de inovação do Nordeste e ocorre nos dias 19, 20 e 21/06 em Fortaleza e estarei lá! Vem cá ter 15% de desconto!
Inscreva-se no The News: fique + informado em 5 minutos! Lá, eu descobri que os 8 países com maior carga fiscal sobre o trabalho do mundo são europeus.
Leia a Legal & Business: minha coluna no JOTA sobre o Jurídico corporativo. Autores convidados publicam seus textos na 1ª quinta do mês sobre legal ops (CLOC Brasil Insights!) e, na 3ª quinta, sobre assuntos diversos (edição regular).
Siga o Tech Drop: novidades e fofocas jurídicas do mundo tech! Aqui, lembro sobre o cuidado necessário com as consultorias. Você sabia que, em 1980, a americana AT&T contratou a McKinsey para estimar o tamanho do mercado de celulares em 2000 e a consultoria errou feio? A aposta era um nicho de 900 mil assinantes. Na verdade, em 1999 o número era de 109 milhões (100x maior).
🧐 Sobre esta edição
A pauta “atrasos” foi inspirada no ocorrido com o amigo Allan Turano, advogado, DPO, professor da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ e de outras instituições.
Pasme: ao proibir a entrada de alunos atrasados em + de 40 minutos em sua aula, Allan foi exposto nas redes sociais do Centro Acadêmico da UFRJ, taxado como elitista e discriminado por ser professor substituto e não concursado. O irresponsável vídeo contou com + de 18 mil visualizações. Felizmente, expressiva parte dos docentes da UFRJ manifestou seu respeito e apoio a favor de Allan.
Deixe a sua sugestão para a próxima edição aqui!
… Vem cá! 🏆
Prazer 🤝 Sou o Paulo Samico, um advogado carioca com + de 10 anos de experiência no Jurídico corporativo. Sou palestrante, LinkedIn Top Voice, maratonista e um grande defensor da valorização do profissional in-house como figura essencial para fomentar o ambiente de negócios na nossa sociedade. Meus valores? Espírito crítico e criativo, comportamento ético e responsabilidade social.
Se animar, me encontra lá no… LinkedIn ou no Instagram. No botão abaixo, você também pode compartilhar a PDS com quem quiser! Vamos juntos?