Poder de Síntese #07
A pauta de setembro é Prevenção! Como evitar ações judiciais e fazer o seu Jurídico uma verdadeira ferramenta de competitividade?
Você conhece a história dos Termos e Condições da Disney, que pode salvar a empresa de uma acusação de homicídio culposo? Não?
Jeffrey Piccolo processou a Disney depois que Kanokporn, sua esposa, morreu por reação alérgica a nozes e latícios. Mesmo os dois falando para o garçom do restaurante Disney Springs sobre sua severa alergia, nada adiantou. Ela ingeriu a comida com derivados de leite e nuts e, 45 minutos depois, veio a falecer.
Ainda que a Disney sustente não operar o restaurante diretamente, uma de suas principais alegações é que Jeffrey é assinante do Disney+ e, ao aceitar os Termos e Condições, ele concordou em resolver qualquer ação contra a Disney por meio de arbitragem. A decisão não saiu até o fechamento desta edição.
A solução da gigante do entretenimento é criativa, mas preocupante, sempre nos levando a pensar: como evitar problemas complexos diante ao cenário brasileiro altamente litigioso? Será que podemos ser vítimas de situações como essas? O que podemos fazer hoje para proteger nossos clientes (empresas e pessoas)? Vale usar estratégias como essas? A resposta é prevenção.
Às vezes, a prevenção reside nos detalhes - e precisamos tomar cuidado para não ser um revés, como no caso da Disney, que tem sido criticada pela estratégia de defesa. Quer outro exemplo? Os dados já indicam que não é estratégico buscar uma audiência com o juiz antes do almoço - após o almoço eles tendem a dar decisões mais favoráveis para você. Por que insistir diferente?
Falando na equação dados + números = prevenção... O que o seu Jurídico está fazendo para não aparecer no painel de "grandes litigantes" do CNJ? O Dashboard "Justiça em Números" pode ser acessado aqui e, hoje, é a principal fonte das estatísticas oficiais do Poder Judiciário brasileiro. Se a sua firma sofre com muitos litígios... Como podemos preveni-los? A IA pode nos ajudar nessa missão?
Criatividade humana + conhecimento jurídico + algoritmos generativos = inovação e prevenção sem precedentes. Tem mais ideias? Seja no contencioso ou no consultivo, quais conselhos daria para um iniciante? Monitoramento por KPIs? Relatórios periódicos? Jurimetria? Coloca nos comentários!
😎 #Top5 de Agosto
Confira os posts com maior engajamento publicados no meu LinkedIn em Agosto! Nesse mês, além do dia dos pais, celebramos o dia do advogado!
Assim que recebi o livro, fiz questão de tirar uma foto para eternizar esse momento e lembrar do cheirinho de livro novo. Essa obra realmente desperta na gente a vontade de fazer do Jurídico o coprotagonista da era da humanização!
🧠 Prepare-se para as consequências daquilo que você quer
Nem tudo são flores. Acompanhado do cargo que tanto queremos, vem responsabilidades e consequências de estar crescendo na carreira. Você está se preparando para quando esse momento chegar?
⚠️ Não trabalhe para a sua firma... Trabalhe para você
A sua atual firma é apenas uma etapa na sua carreira. Busque se desenvolver, aprender e crescer enquanto profissional para… Você. As experiências, aprendizados, erros e acertos vão te acompanhar onde quer que você vá!
Esse super evento da StartSe lotou o Teatro Bravos, no prédio do Instituto Tomie Ohtake. Lá, falamos sobre Jurídico 5.0, saúde mental e o que podemos esperar de uma sociedade ainda mais hiperconectada com a inteligência artificial.
🚀 Rio Innovation Week e o espaço Rio Experience
A convite da querida Carina Quirino, eu e meus colegas de firma contamos um pouco de nossa experiência na inovação aberta, demonstrando como o olhar atento aos dados tem modificado nossa jornada de gestão jurídica. Foi incrível!
🤔 Para o seu conhecimento - PSC
Eventos jurídicos presenciais são espaços para ampliar a rede de apoio, rever colegas, conhecer gente nova e se atualizar com o que há de + novo no mercado. Nestes momentos, você conecta com potenciais prestadores de serviços, faz networking e absorve bastante conhecimento.
Essa é a pegada da Fenalaw, o maior e mais completo evento jurídico da América Latina. Aqui, você acompanha discussões de gestão jurídica, inovação e tecnologia, mas também temas técnicos como compliance, tributário, trabalhista, contratos, marketing e muito mais!
Os ingressos ainda estão à venda, mas caso não consiga adquirir esse ano, não deixe de ir como visitante (sem pagar nada!). Você vai ter acesso à Vila do Conhecimento (lançamento de livros, como o Jurídico 5.0), conhecer os expositores e os stands, além de poder participar de palestras gratuitas (com brindes!). Inscreva-se aqui!
🏆 Nessa edição, vamos sortear 1 ingresso full pass para a Fenalaw. De posse dessa belezinha, você poderá acessar qualquer palestra da feira. Presentaço, não perca! Detalhes abaixo, no espaço de sorteios!
🤓 DependêncIA
Para você que gosta de acompanhar a evolução da IA de perto, veja como a qualidade da Midjourney progrediu ao longo dos últimos anos para gerar imagens:
Já sei. Você não quer saber de reflexões - chega delas. Você quer dicas práticas! Sem problemas. Você tem receio (ou medo) de pedir apoio da IA para resumir textos e perder algum detalhe importante? Compartilharei algumas dicas, mas antes é bom você saber que a maioria das IAs geralmente focam no início e no fim do conteúdo. Alguns prompts ignoram bastante o ponto central (a carne!) do texto.
É como se a IA fosse nós, seres humanos. Nós nos lembramos da coisa dita por último com mais facilidade - mesmo às vezes sendo o conteúdo menos relevante, não é? Se quiser pesquisa acadêmica para embasar essa info, clica aqui. Agora, se o seu objetivo é jamais perder infos importantes, erros ou contradições, toma essas 4 dicas!
Vamos aos destaques do mês!
🤯 Lexica.art: sem paciência para gerar imagens em IA? Veja esse “Google” de imagens ou crie uma lá!
🤯 Playground AI: crie imagens em IA de um jeito fácil e intuitivo. Veja aqui minha criação para advogados tech, inovadores e diversos!
🤯 Ideogram: quer um logo para o seu projeto na firma? Vem cá!
🤯 Leonardo AI: crie imagens em diversos modelos!
🤯 51 novas soluções em AI: chatbot, editor de áudio e, segundo os editores, a melhor opção jurídica no momento, a Harvey (isso porque eles não conhecem a ferramenta que eu trouxe hoje). Vai lá conferir!
🔍 Lupa na oportunidade
Há algum tempo li uma citação maravilhosa, mas infelizmente perdi a autoria. Era algo assim: “o melhor dia pra implementar a inovação jurídica na sua vida profissional foi há 5 anos, mais precisamente em 2019. O segundo melhor dia é amanhã.” Eu faço alusão ao ano de 2019 por ser um ano tranquilo, antes da realidade caótica e disruptiva que a pandemia provocou em nossas vidas.
O conceito de ir além da '“miopia tecnológica” perpassa necessariamente pelo método PIP: Prevenir, Identificar e Remediar, muito utilizado em programas de integridade. Veja:
Prevenir: qual é o papel da tecnologia na prevenção de problemas na sua equipe? Com ela, como você evita que os seus resultados sejam comprometidos?
Identificar: o que a tecnologia - e mais precisamente a IA - pode te ajudar hoje? Como identificar tarefas repetitivas e usar a soluções tech no seu dia a dia?
Remediar: sua base de ações está prejudicada? Não sabe seus principais pedidos? Como remediar essas dores analisando os dados (e com o apoio da IA)?
Vamos aos dados. Uma pesquisa antiga da Deloitte, de 2022, diz que 79% dos líderes de negócios já possuem 3 ou mais aplicações 100% pautadas em IA. Já o recente Work Trend Index 2024 da Microsoft e do LinkedIn define a IA como indispensável no ambiente de trabalho: 75% dos profissionais de diversas áreas utilizam a IA no trabalho, com média de economia de tempo em 30min ao dia.
Não é à toa que já existem casos populares em que a IA está fazendo a diferença nas operações, estratégias e impactando na experiência e nas interações com os consumidores. Veja a lista que foi compilada pelo The Neuron:
Reflexões: imagina o potencial que a IA pode ocasionar nas suas operações jurídicas? E no SAC? E no time como um todo, liberando tempo para focar na estratégia?
🤖 Legal é Pop. Legal é Tech. Legal é…
… Legal é Spectter IA. Já pensou em ter uma solução em inteligência artificial, 100% pensada nas necessidades de um advogado? Um verdadeiro assistente, que te ajuda desde a elaborar notificações extrajudiciais, até mesmo a redigir peças processuais?
Se você já pensou, saiba que agora é realidade. Com o Spectter IA, o futuro já começou e é possível fazer documentos do zero, analisar múltiplos arquivos de forma simultânea e até mesmo obter transcrições de áudio e vídeo, com minutagem e reconhecimento de voz. Tudo com agilidade e sem perda de tempo.
Fui convidado pelo time Spectter a conhecer a solução direto no escritório deles e, durante esse mês, eles vão soltar nas redes deles a minha reação. Adorei! As profissões jurídicas - sobretudo a advocacia - necessita de automação de tarefas repetitivas. Hoje, quem se diferencia em agilidade, precisão e eficiência, encara os desafios da profissão de frente, sem medo da nova era de novidades e disrupções.
⚠️ Pronto para transformar os desafios em oportunidades? Clica aqui e venha conhecer um pouco mais do Spectter! Com apenas 4 passos você cria sua inicial. Os fatos, por exemplo, podem ser narrados em áudio (ou você pode subir um áudio do seu cliente direto do Whatsapp) 🗣️
🔥 “Legal é Pop” é um espaço incentivado. Manda uma mensagem se quiser anunciar!
* O conteúdo apresentado acima reflete, na íntegra, a minha opinião pessoal sobre a solução apresentada.
🍀 C de Criatividade e de… Conhecimento 🧠
Veja as sortudas do último mês que levaram 1 cópia de “Seja egoísta com sua carreira”, enviado direto pelo autor Luciano Santos e '1 cópia de “Transformação Jurídica: Criatividade é comportamento… Inovação é Processo”:
1. Livro “Seja egoísta” | Sorte de Vanise Guimarães, direto do Rio de Janeiro/RJ
2. Livro “Criatividade” | Sorte de Débora Nascimento, direto de Uberlândia/MG
E na próxima edição tem + sorteio! A 1ª pessoa sortuda leva 1 cópia de “Jurídico 5.0 e Operações Exponenciais” e 1 ingresso free-pass Fenalaw 2024, cedida gentilmente pela organização. A 2ª pessoa sortuda leva “Transformação Jurídica: Criatividade é comportamento… Inovação é Processo”!
Regras para participar**
Preencher esse forms (clique aqui);
Estar inscrito na newsletter “Poder de Síntese”, no Substack;
Aguardar o sorteio, que será feito no dia 30/09.
* Sorteio realizado em 31/08. O prêmio já foi enviado!
** Não nos responsabilizamos se gastar sua sorte e ela faltar na hora da Mega da Virada! 😂
🤩 Links e dicas úteis PDS
Inscreva-se no The News: fique + informado em 5 minutos! Lá, eu descobri que rodovias inteligentes já são uma realidade no estado americano do Michigan. Imagina o impacto positivo em logística se no Brasil isso já fosse real?
Leia a Legal & Business: minha coluna no JOTA sobre o Jurídico corporativo. Convidamos autores a publica seus textos na 1ª quinta do mês sobre legal ops (CLOC Brasil Insights!) e, na 3ª quinta, sobre assuntos diversos (edição regular).
Siga o Tech Drop: novidades e fofocas jurídicas do mundo tech!
🧐 Sobre esta edição
A pauta “prevenção” foi desenhada com base na necessidade de muitos times jurídicos necessitarem (ainda) demonstrarem seu valor para as organizações. Um Jurídico forte e valorizado é sinal de maturidade organizacional, afinal… Quando o sapato aperta, você pede ajuda para quem? O melhor jeito de ajudar a PDS continuar é valorizar quem nos apoia. Hoje, é a Spectter IA. Conheça os seus serviços e fique por dentro do melhor da inovação jurídica, afinal… Precisamos ser cada vez mais 5.0 e ajudar a sociedade a avançar de forma séria, segura e com foco em responsabilidade social. Espero que tenham curtido!
… Vem cá! 🏆
Prazer 🤝 Sou o Paulo Samico, um advogado carioca com + de 10 anos de experiência no Jurídico corporativo. Sou palestrante, LinkedIn Top Voice, maratonista e um grande defensor da valorização do profissional in-house como figura essencial para fomentar o ambiente de negócios na nossa sociedade. Meus valores? Espírito crítico e criativo, comportamento ético e responsabilidade social.
Se animar, me encontra lá no… LinkedIn ou no Instagram. No botão abaixo, você também pode compartilhar a PDS com quem quiser! Vamos juntos?