Poder de Síntese #17
Julho e o 2º semestre já chegaram com a pauta "tecnologia da forma certa"!
O 2º semestre começou. E não, não estamos somente mais próximos do fim do ano… A metade do século está logo aí e 2050 está mais perto de nós do que os anos 2000. Loucura né? Mas calma! Essa informação não deve gerar sustos ou provocar ansiedades. Precisamos ficar animados que o futuro está aí e, com ele, a oportunidade de nos reinventarmos.
Olhe para trás. Veja o tanto que o mundo do trabalho mudou. Há pouco tempo enviávamos malotes com documentos. Os contratos eram impressos para assinarmos. Lembra quando o pagamento era efetuado no dia seguinte ou em horário comercial? Hoje é na hora. Fazer videoconferência era luxo - isso quando a outra ponta tinha esse equipamento...
Há quem lembre do carimbo, de quando imprimíamos pareceres para arquivar em pastas físicas no escritório. Isso sem contar o computador… Laptop era artigo de luxo e a torre com aquele monitor de tubo tomava a metade da mesa, concorrendo espaço com o telefone fixo, que continha um ramal só seu.
E não estou dizendo isso para você se sentir velho. Longe disso… Estou falando de uma realidade de apenas 10 anos. 10 anos! Com isso, surgem algumas perguntas:
Se você já enfrentou tantas mudanças no mundo do trabalho, o que falta para você mudar a forma como trabalha hoje? O que fazer para ser mais produtivo e eficiente, gerando menos esforço? Você tem estimulado o seu time a agir assim?
Como a nossa pauta é “usar a tecnologia da forma certa”, eu e o timaço da Aurum, perguntamos para você os seguintes insights:
Com o uso certo da tecnologia, todo mundo ganha. O jurídico que performa, o prestador de serviço que rentabiliza, a legaltech que tem o seu trabalho valorizado e bem divulgado. No uso inadequado, todos perdem, sobretudo quem presta o serviço - ele sai prejudicado, “queimado”. Falam que "não funciona". A soma da gestão jurídica, com a tecnologia e o propósito resulta em um crescimento coletivo absurdo!
De novo: estamos mais perto de 2050 do que dos anos 2000. Se a vida está passando rápido demais, a evolução tecnlógica na rotina do trabalho jurídico está na velocidade da luz. Reflita sobre os seus hábitos e decida abraçar a mudança. Veja o 2º semestre como um convite: revisão, renovação e recomeço. Ainda dá tempo de tornar 2025 inesquecível - e fazer desses próximos meses um período de transformação na forma como você atua!
Veja o conteúdo com maior engajamento dos últimos 30 dias!
💧 Início de uma nova jornada: começamos na Sabesp!
Mudança de setor, de cidade e de foco: agora, vamos levar água de qualidade e saneamento básico para milhões a partir da área de Legal Transformation!
🚀 Quem deve ser a sua prioridade?
Quais são os três grupos de pessoas que geralmente aparecem quando você está em busca de um novo emprego ou projeto?
📱 Somos + de 40.000 seguidores no LinkedIn
É muita gente boa junta, que comenta, engaja, agrega, debate e compartilha suas opiniões a partir do que eu escrevo por aqui. Felicidade enorme disso tudo!
💰 Bate-papo sobre provisão e contingência
Que maravilha ver nosso Webinar por aqui! A Fabi Velasco é craque no assunto e foi demais poder aprende com ela. Perdeu? Calma. Foi gravado e em breve iremos disponibilizar o link!
⛽ A rejeição pode ser o seu combustível
Esqueceram de você? Deram a oportunidade para outro? Foi rejeitado? Faz disso o seu combustível para dar a volta por cima!
A transformação do nosso mercado perpassa por segurança. E se você está antenado com os acontecimentos do mundo digital, sabe o que ocorreu com o sistema do Pix: um ciberataque que gerou um prejuízo de aproximadamente R$ 1 bilhão.
Certamente você conhece alguém que já foi assaltado (espero que não seja você). O estresse pós-traumático causado por um evento desse porte nos leva a excessos. A pessoa se isola, deixa de sair de noite, remove aplicativos do celular e passa a agir com um cuidado desproporcional para qualquer situação. E assim ocorre com empresas que passaram por essas situações: TI fica mais rígido bloqueando sites, sistemas e endurecendo processos.
No Jurídico, também não podemos facilitar. Combater a burocracia e focar em simplicidade não é o mesmo que afrouxar políticas. Conveniência não pode custar segurança e nem prejudicar a área de Riscos e Controles. Uma dica? Tire 1 horinha para ler (e se não puder, resuma com alguma IA) o State of Cybersecurity Report - Perspectiva do In-house da ACC!
Nele, você vai descobrir que o advogado corporativo está assumindo o comando e influenciando a estratégia de segurança cibernética, que os danos à reputação seguem sendo a maior preocupação e que temos o dever de dar mais robustez aos treinamentos e políticas, amadurecendo a gestão de riscos com os fornecedores e terceiros. Agora, a nossa tradicional curadoria!
🔹 As seis habilidades essenciais que todo líder precisa desenvolver: empatia, comunicação, visão estratégica, flexibilidade, desenvolvimento de talentos e tomada de decisão colaborativa. Como você as desenvolve em sua gestão?
🔸 MJSP já usa IA para solucionar crimes: sim, o Ministério da Justiça já regulamentou a IA para investigações criminais. Agora você pode e deve entender melhor também usar IA com as áreas de inteligência, investigação e compliance.
🔹 CNPJ passará a ter letras e números: calma, não vai culpar o estagiário quando for analisar um contrato e ver letras no CNPJ! A mudança vai ocorrer só em 2026. Até o momento, a mudança só vai valer para novas inscrições no cadastro.
🔸 Anthropic conquista vitória inédita nos EUA sobre direitos autorais: o juiz concluiu que treinar - e só treinar - modelos de IA com livros físicos comprados legalmente e depois digitalizados (mas sem autorização dos autores) não viola direito algum. A empresa segue enfrentando um julgamento importante - continua sendo acusada de piratear obras na internet e armazenando-as em sua biblioteca. Já perguntou como o modelo da sua IA é treinado?
Notícias, provocações e novidades do nosso mundão jurídico… Você só vê aqui!
O último grande evento que impactou a nossa sociedade antes da inteligência artificial pode ter sido a Internet. Com a popularização da rede mundial, aceleramos a comunicação, modificamos a forma de interação e alavancamos meios de produção.
Como não vai dar tempo de fazer uma pós ou um mestrado - e muita coisa teremos que aprender na prática - fica aqui uma colinha bem útil sobre os tipos de inteligência:
Nível 1: Chatbots, o que já temos agora (ChatGPT, Gemini e outros)
Nível 2: Raciocinadores, capacidade de resolver problemas nível PhD (ainda ganhando popularidade, como o Copilot que faz sua apresentação)
Nível 3: Agentes, sistemas que podem passar dias trabalhando por você (muito usado por empresas, como Amazon, Itaú e IBM)
Nível 4: Inovadores, são aquelas que além de obedecer, criam e inovam (sabe aqueles vídeos engraçados da Internet, criados pelo Google Veo? São eles!)
Nível 5: Organizações, uma só IA fazendo o trabalho de toda empresa (aqui entra a Inteligência Artificial Geral - AGI e ainda não chegamos lá)
Nível 6: Conhecimento sobre-humano, com capacidade de fazer descobertas de formas ainda não concebidas (a chamada Superinteligência - ASI).
A AiDrop fez uma provocação interessante: se em menos de 3 anos, saímos do nível 1 para o nível 4… Quanto tempo até chegarmos no nível 5 e 6? Vamos descobrir essa resposta em breve, afinal tudo está acontecendo rápido demais. Enquanto isso… Você consegue responder rápido o que é um agente de IA?
Quando fizemos a arte, o time Aurum lembrou desse material aqui com sugestões de prompt para o ChatGPT. São mais de 50 comandos!
Aqui só aparece quem dá conta do recado, é proativo e coloca o Jurídico como o protagonista de grandes realizações. Hoje, vamos falar com a Mariana Reis!
São mais de 10 anos tocando o próprio escritório. Coragem e determinação não faltam para ela, especialmente ao tocar demandas de relação de consumo e sendo especializada nas áreas de Direito Médico e Hospitalar. Como a pauta da nossa edição conversa com o poder de se reinventar, veja a história que ela compartilhou abaixo:
“Comecei o meu escritório de advocacia do zero, sem nenhum cliente ou experiência e logo após me formar. Já nos primeiros meses, percebi que não adiantava só colocar uma placa na porta. Precisava me reinventar para fazer “a coisa acontecer” e a virada de chave foi ao constatar que era preciso me comunicar; as pessoas precisavam saber que havia me formado e estava advogando. Comecei pequeno: primeiro fiz meu cartão, depois comecei a falar com pessoas conhecidas. Em outras palavras, precisei ter coragem e comecei a fazer na raça o marketing jurídico que todo advogado faz.
A coragem foi necessária para criar uma página no Facebook para postar notícias jurídicas. Ter o meu site. Publicar os meus artigos. Fazer o meu Instagram. Trazer conteúdos que julgava interessante. Iniciar uma estratégia para divulgar os meus serviços, sempre observando o que a OAB permitia. E aí, a partir desses pequenos atos, as coisas começaram a acontecer. Trouxe clientes para o meu escritório, construí parcerias por meio da minha especialização, publiquei em livros jurídicos, recebi convite de palestras, fui chamada para participar de uma Comissão da OAB. Tudo isso começou não só pela estratégia, mas a partir da coragem de sair do zero e de buscar o meu espaço a partir do meu próprio esforço. Temos que ousar, fazer diferente e de uma vez por todas entender que o resultado diferenciado só acontece quando decidimos sair da zona de conforto.” – Mariana Reis.
Inspiração, impacto e resultado. Poder de execução: a importância de ter na equipe e valorizar sempre quem faz acontecer! Quer ter seu case aqui? É só falar comigo ou preencher esse forms.
… É Aurum! Uma empresa que foca em automação de tarefas, redução de erros e que cuida do que importa: a eficiência da operação. Eles possuem dois grandes produtos, o Astrea, ideal para profissionais autônomos e escritórios… E o Themis, que atende tanto o jurídico interno quanto grandes bancas. Ao longo dos próximos 3 meses, vamos conhecê-los melhor. E ainda tem um eventão chegando aí, o Aurum Summit, que ocorre no dia 18/09 com a presença de muita gente famosa!
Sim, eventos jurídicos também podem ser espaços para recomeços. Por lá, não só discutimos questões técnicas. Expandimos ideias, nos reencontramos com um propósito e, longe da rotina, crescemos a partir de boas discussões e reflexões.
Fiquei muito feliz quando a Aurum anunciou que traria a Gabriela Prioli no Aurum Summit 2025. Uma figura com olhar crítico e provocador que certamente contribuirá para ampliar o debate sobre IA, ética e mudança nas relações. Pensa comigo: seu insight decisivo pode surgir por lá. Vamos?
🔰 Ganhamos 10% off da Gabriela e do time Aurum no cupom PODERDESINTESE. Usa nesse link aqui e aproveita! Vamos conectar com muita gente boa e quem sabe conseguimos uma foto com a Prioli?
🔥 “Legal é Pop” é um espaço incentivado. Manda uma mensagem se quiser anunciar!
* O conteúdo apresentado acima reflete, na íntegra, a minha opinião pessoal sobre a solução apresentada.
Ganhadoras da última edição:
1. Livro “Legal Operations: como começar” | Sorte de Daniela Leme, de São Paulo/SP
2. Livro “Transformação Jurídica” | Sorte de Aline Alves, de Divinópolis/MG
Dessa vez, os livros serão sorteados na seguinte ordem: ‘IA no Marketing’ e depois ‘Jurídico 5.0 e Operações Exponenciais’. Aliás, o 1º livro foi doado pela autora e parceira fiel da nossa coluna Andreia Marcelino!
Regras para participar: basta preencher esse forms (clique aqui); inscrever-se na newsletter “Poder de Síntese”, no Substack e aguardar o sorteio (1ª sexta do mês).
* Sorteios dos livros realizados em 09/07 - ganhadores já comunicados!
🤩 Links e dicas úteis PDS
Ouça o LECCAST com o Marcelo Tas: Comunicação, Inovação e muitos insights de carreira. Está imperdível! Parabéns ao time LEC!
Assine o The News: fique + informado em 5 minutos. Notícias do Brasil e do mundo compartilhadas de uma forma como você nunca viu!
Leia a Legal & Business: minha coluna no JOTA sobre o Jurídico corporativo. Autores convidados publicam seus textos na 1ª quinta do mês sobre Legal Ops (CLOC Brasil Insights!) e, na 3ª quinta, sobre assuntos diversos (edição regular).
Siga o Tech Drop: novidades e acontecimentos jurídicos do mundo tech!
… Vem cá! 🏆
Prazer 🤝 Sou o Paulo Samico, um advogado carioca com + de 10 anos de experiência no Jurídico corporativo. Sou palestrante, LinkedIn Top Voice, maratonista e um grande defensor da valorização do profissional in-house como figura essencial para fomentar o ambiente de negócios na nossa sociedade. Meus valores? Espírito crítico e criativo, comportamento ético e responsabilidade social.
Se animar, me encontra lá no… LinkedIn ou no Instagram. No botão abaixo, você também pode compartilhar a PDS com quem quiser! Vamos juntos?












